quinta-feira, 28 de agosto de 2014

“BANDA SABOEIRA TRANSMITINDO ALEGRIA ATRAVÉS DA MÚSICA”





PROPOSTA:

O projeto intitulado “BANDA SABOEIRA TRANSMITINDO ALEGRIA ATRAVÉS DA MÚSICA” propõe fazer uma apresentação da Banda Saboeira no Abrigo São José na cidade de Goiana (PE), levando cidadania através da música.  





JUSTIFICATIVA DO PROJETO:

Já dizia Chico Buarque “A minha gente sofrida despediu-se da dor, pra ver a banda passar cantando coisas de amor” o trecho desta canção retrata com fidelidade o papel das bandas de música na vida das pessoas, levando amor, transmitindo sensações, lembranças e despertando alegrias. De todas as formas artísticas disponíveis a música sem sombra de dúvida é a mais aceita e com certeza a mais consumida por todos, sem exceções de criança a idoso.

Principalmente onde as opções de lazer e entretenimento são restritas ou até mesmo inexistentes, como é o caso do abrigo São José casa de repouso para idosos fundada em 15 de agosto de 1966, pelo frei Tarcísio de Arnida Fontes na cidade de Goiana-PE. O presente projeto tem como finalidade principal levar ao abrigo entretenimento e cidadania através da música, com uma apresentação da sesquicentenária banda Saboeira, patrimônio de todos os goianeses. O papel da banda Saboeira é inquestionável, pois a mesma desde a sua fundação vem disseminando musicalidade e formando profissionais na região, sua história marcou muitos goianenses com seus músicos virtuosos, suas retretas e prêmios conquistados.

Levar aos idosos do Abrigo São José uma apresentação musical é uma maneira de garantir o que deveria ser obrigação dos órgãos públicos em todas as suas esferas, pois segundo o Estatuto do Idoso, em seu Capitulo V, art20: “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”. Pois os benefícios trazidos com tais atividades são imensuráveis para o bem estar, memória, autoestima e saúde dos mesmos, principalmente em um país como o Brasil em que a figura do idoso e tão desrespeitada. Visualizamos isso nas filas dos hospitais, nos bancos, nos ônibus nas atividades mais comuns como simplesmente andar pelas calçadas com batentes altos, pisos escorregadios, e ainda somos surpreendidos com manchetes de telejornais sobre maus tratos.

Infelizmente criou-se uma ideia de que a velhice é o fim, incentivados por uma noção de modernidade onde tudo que não é novo não serve, e que ser velho é sinônimo de incapacidade e inutilidade, entre outras coisas, acabou fazendo com que o conceito de idoso seja visto pejorativamente, e o tratamento dado aos nossos anciãos é um reflexo de uma sociedade mal educada e consequentemente preconceituosa ao contrário do tratamento que é dado nos países orientais onde a velhice é sinônimo de sabedoria e respeito, lá os anciões são reverenciados consequentemente são nesses países que encontramos uma maior longevidade entre os idosos, tal realidade é possível ver em todas as classes sociais do pobre ao rico.

O que pretende-se  com essa apresentação é tirar os idosos do Abrigo São José da ociosidade, proporcionar um momento diferente para aqueles que encontram-se enclausurados, sem seus familiares, vivendo exilados da sociedade, logo como não é possível retirá-los de lá então levaremos a banda Saboeira até eles, beneficiando  ambos,  os idosos que terão a exclusividade de uma retreta especial e os músicos que com certeza saíram diferentes depois da experiência vivida, pois os mesmos poderão ter a chance de ver e sentir a alegria que proporcionarão com a sua arte , e todo o esforço e horas dedicadas a seu instrumento valerão a pena .

A velhice nada mais é que um processo natural ao qual todos passarão  o que buscamos é garantir o direito da arte musical a todos, é respeitar e entender o mundo  que queremos para nós mesmo, pois certamente um dia seremos “velhos”, e queremos acreditar numa nova concepção para essa palavra, que sejamos mais humanizados, respeitando a todos e preparando a presente sociedade e as futuras, para tratar melhor os que contribuíram para formação dessa sociedade.

Logo o projeto justifica-se pelo seu papel artístico e social, pois entende-se que só arte é capaz de sensibilizar e assim fazer mudanças inimagináveis aos seres humanos, esse é o objetivo da Banda Saboeira espalhar melodias pela cidade, emocionar a todos com a música levando para quem mais precisa carinho e respeito através de sua música.


OBJETIVO:

Realizar uma apresentação musical da Banda Saboeira no Abrigo São José levando alegria e entretenimento para os idosos.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•    Contribuir para uma melhor qualidade de vida e valorização dos idosos proporcionando cidadania através da música;
•    Propiciar a inclusão social dos idosos;
•    Possibilitar um dia diferente para os idosos;
•    Aumentar a autoestima dos músicos e alunos da nossa instituição com apresentações na nossa  cidade;
•    Difundir a cultura filarmônica;
•    Proporcionar bem estar através da música;


Referências:
BRASIL. Lei 10.741, de 1° de Outubro de 2003.Estatuto do Idoso. Acesso em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário