NOME DO
PROJETO: SemeArte
NATUREZA
DO PROJETO: Artes cênicas
OBJETO:
Leitura dramática de contos infantis para crianças entre 3 e
8 anos realizado na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguieres com quatro
apresentações, na cidade de Goiana-PE pelo Grupo de Teatro Deu Babau.
TEXTO:
No município de Goiana a cultura teatral ainda é muito
escassa, e isso se dá devido à política desencontrada da formação de público pelas
escolas municipais e estaduais, principalmente as de ensino fundamental. As
crianças não conhecem uma apresentação teatral ou veem leituras de modo tão
interessante sendo feitas, na verdade, é um mundo de novidades onde o mais
próximo delas, só existe na televisão, nas rodas de leitura dos professores e
nas raras apresentações musicais de grupos infantis que vem de outras cidades.
Observamos que nossas crianças recebem as informações todos
os dias de maneiras monótonas, é claro que para se aprender a ler e escrever
algumas dessas rotinas se faz necessária, mas segundo a psicolinguista Emília Ferreiro a alfabetização tradicional dá-se peso excessivo para um aspecto
exterior da escrita e deixa-se de lado suas características conceituais,
ou seja, a compreensão da natureza da escrita e sua organização, desta
forma precisamos exercitar o lado que toda criança tem, o da imaginação, e
implantarmos a arte no modo do teatro, a qual é uma das principais formas
apresentadas por Emília para alimentarmos a mente das nossas crianças, assim
despertaremos o gosto pela leitura formando futuros pensadores, cidadãos,
difusores da arte.
Neste mesmo segmento estaremos sendo arte educadores aplicando
o conceito da alfabetização cultural, termo utilizado por Dan Baron no seu livro Alfabetização
cultural: a luta intima por uma nova humanidade, onde trata-se da
necessidade de construção de uma pedagogia e estratégia de libertação que possibilite
enfrentar os dilemas da nossa realidade social, através das linguagens artísticas
de expressão, reflexão e performance, propondo entender, interromper e
transformar nossas vidas cotidianas de isolamento, medo, competição e violência
através de uma pedagogia de intervenção pessoal e formação coletiva. Na medida
em que integra outras capacidades sensoriais intrínsecas ao nosso
corpo-pensante, extrapolando os limites da linguagem escrita, revolucionando a
concepção que geralmente temos sobre o processo de ensino-aprendizagem e por
outro lado contribui para a superação do conceito de educação restrito às
amarras do ensino formal, como o autor afirma na página 23 de seu livro que “O
ser humano educa e forma, mesmo sem o propósito ou desejo. Participamos o tempo
inteiro na formação – ou deformação de nossa humanidade, da humanidade das pessoas
com as quais convivemos, e por implicação da humanidade do mundo”.
O Grupo de Teatro Deu Babau foi fundado em 2008, ja passou
por algumas formações e hoje se encontra sólida com 05(cinco) integrantes,
todos atores e um ator/bailarino. Teve oficinas ministradas pelo requisitado
ator Edjalma Freitas durante 04(quatro) anos; o mesmo também fez seu primeiro
trabalho como diretor com o grupo, na peça teatral O Anjo Cangaceiro, a qual
participou do FETED - Festival Estudantil de Teatro e Dança, Festival
Pernambuco Nação Cultural e recentemente do Festival Janeiro de Grandes
Espetáculos, a peça retrata a história do artesão goianense Zé do Carmo pelo
ponto de vista do dramaturgo e ator do grupo Felipe Andrade, também goianense.
O grupo faz estudos sobre o reflexo do teatro na população da cidade de Goiana,
e tentam implementar uma política de formação de público, começando pelas
escolas do município e pelas crianças na faixa etária de 3 à 8 anos.
Estaremos semeando a arte para as nossas crianças, as
ensinando a gostar da leitura desde muito cedo, assim despertaremos em cada uma
delas o primeiro sentido da arte, que é o sabor das palavras; pensando nisso o
Grupo de Teatro Deu Babau decide levar até elas a leitura dramática por meio de
contos infantis, as histórias já conhecidas pelo grande público agora
interpretadas e como não poderia deixar de ser, histórias da nossa cultura
nordestina, interpretações de contos infantis regionais e cordéis.
OBJETIVO GERAL:
Começar um trabalho de alfabetização cultural na escola,
integrando todas as inteligências e linguagens sensoriais do nosso
corpo-pensante pois a expressão da educação infantil é ler o mundo, descobri-lo
e recria-lo, a qual estaremos fazendo através da leitura dramática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
QUALITATIVOS:
·
Desenvolver a linguagem, pensamento lógico e crítico;
·
Progredir com o disciplinar da criança, pois no teatro
infantil usa-se meios para obter a atenção delas e assim as voltarem para o
palco.
·
Aumentar a capacidade de raciocínio.
QUANTITATIVOS:
·
Executar 4 apresentações em 2 turnos durante um dia, manhã e
tarde; para 90 crianças, sendo 46 pela manhã divididos em dois horários e 44 à
tarde, também divididos em dois horários.
PUBLICO
ALVO:
Crianças de 3 a 8 anos da Escola
Municipal Irmã Marie Armelle Falguieres.
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