quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SemeArte, do Grupo Deu o Babau.



NOME DO PROJETO: SemeArte




NATUREZA DO PROJETO: Artes cênicas

 
OBJETO:

Leitura dramática de contos infantis para crianças entre 3 e 8 anos realizado na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguieres com quatro apresentações, na cidade de Goiana-PE pelo Grupo de Teatro Deu Babau.


TEXTO:

No município de Goiana a cultura teatral ainda é muito escassa, e isso se dá devido à política desencontrada da formação de público pelas escolas municipais e estaduais, principalmente as de ensino fundamental. As crianças não conhecem uma apresentação teatral ou veem leituras de modo tão interessante sendo feitas, na verdade, é um mundo de novidades onde o mais próximo delas, só existe na televisão, nas rodas de leitura dos professores e nas raras apresentações musicais de grupos infantis que vem de outras cidades.

Observamos que nossas crianças recebem as informações todos os dias de maneiras monótonas, é claro que para se aprender a ler e escrever algumas dessas rotinas se faz necessária, mas segundo a psicolinguista Emília Ferreiro a alfabetização tradicional dá-se peso excessivo para um aspecto exterior da escrita e deixa-se de lado suas características conceituais, ou seja, a compreensão da natureza da escrita e sua organização, desta forma precisamos exercitar o lado que toda criança tem, o da imaginação, e implantarmos a arte no modo do teatro, a qual é uma das principais formas apresentadas por Emília para alimentarmos a mente das nossas crianças, assim despertaremos o gosto pela leitura formando futuros pensadores, cidadãos, difusores da arte.

Neste mesmo segmento estaremos sendo arte educadores aplicando o conceito da alfabetização cultural, termo utilizado por Dan Baron no seu livro Alfabetização cultural: a luta intima por uma nova humanidade, onde trata-se da necessidade de construção de uma pedagogia e estratégia de libertação que possibilite enfrentar os dilemas da nossa realidade social, através das linguagens artísticas de expressão, reflexão e performance, propondo entender, interromper e transformar nossas vidas cotidianas de isolamento, medo, competição e violência através de uma pedagogia de intervenção pessoal e formação coletiva. Na medida em que integra outras capacidades sensoriais intrínsecas ao nosso corpo-pensante, extrapolando os limites da linguagem escrita, revolucionando a concepção que geralmente temos sobre o processo de ensino-aprendizagem e por outro lado contribui para a superação do conceito de educação restrito às amarras do ensino formal, como o autor afirma na página 23 de seu livro que “O ser humano educa e forma, mesmo sem o propósito ou desejo. Participamos o tempo inteiro na formação – ou deformação de nossa humanidade, da humanidade das pessoas com as quais convivemos, e por implicação da humanidade do mundo”.

O Grupo de Teatro Deu Babau foi fundado em 2008, ja passou por algumas formações e hoje se encontra sólida com 05(cinco) integrantes, todos atores e um ator/bailarino. Teve oficinas ministradas pelo requisitado ator Edjalma Freitas durante 04(quatro) anos; o mesmo também fez seu primeiro trabalho como diretor com o grupo, na peça teatral O Anjo Cangaceiro, a qual participou do FETED - Festival Estudantil de Teatro e Dança, Festival Pernambuco Nação Cultural e recentemente do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, a peça retrata a história do artesão goianense Zé do Carmo pelo ponto de vista do dramaturgo e ator do grupo Felipe Andrade, também goianense. O grupo faz estudos sobre o reflexo do teatro na população da cidade de Goiana, e tentam implementar uma política de formação de público, começando pelas escolas do município e pelas crianças na faixa etária de 3 à 8 anos.

Estaremos semeando a arte para as nossas crianças, as ensinando a gostar da leitura desde muito cedo, assim despertaremos em cada uma delas o primeiro sentido da arte, que é o sabor das palavras; pensando nisso o Grupo de Teatro Deu Babau decide levar até elas a leitura dramática por meio de contos infantis, as histórias já conhecidas pelo grande público agora interpretadas e como não poderia deixar de ser, histórias da nossa cultura nordestina, interpretações de contos infantis regionais e cordéis.

OBJETIVO GERAL:

Começar um trabalho de alfabetização cultural na escola, integrando todas as inteligências e linguagens sensoriais do nosso corpo-pensante pois a expressão da educação infantil é ler o mundo, descobri-lo e recria-lo, a qual estaremos fazendo através da leitura dramática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
QUALITATIVOS:
·         Desenvolver a linguagem, pensamento lógico e crítico;
·         Progredir com o disciplinar da criança, pois no teatro infantil usa-se meios para obter a atenção delas e assim as voltarem para o palco.
·         Aumentar a capacidade de raciocínio.
QUANTITATIVOS:
·         Executar 4 apresentações em 2 turnos durante um dia, manhã e tarde; para 90 crianças, sendo 46 pela manhã divididos em dois horários e 44 à tarde, também divididos em dois horários.

PUBLICO ALVO:
Crianças de 3 a 8 anos da Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguieres.

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